Área de Cliente/Parceiros :

Glossário

Uma seleção de termos para movimentar-se com confiança no mundo da arte.

A

APROPRIAÇÃO
Como estratégia artística, o recurso intencional ao empréstimo, à cópia e à alteração de imagens, objetos e ideias pré-existentes.

 

ARTE CONTEMPORÂNEA
O termo arte contemporânea é usado vagamente para se referir à arte dos dias de hoje e do passado relativamente recente, de natureza inovadora ou vanguardista.

 

ARTE MODERNA
A arte moderna refere-se geralmente à arte criada desde a década de 1880 até à década de 1970. A arte produzida posteriormente (por exemplo, conceptual, minimalista, pós-moderna, feminista) é considerada

B

BIENAL DE ARTE
Uma bienal é uma exposição de arte internacional de grande dimensão que se realiza a cada dois anos.

 

C

CERTIFICADO DE AUTENTICIDADE

Documento oficial, assinado pelo/a artista e/ou representantes, que acredita que a obra de arte é original e autêntica.

COLEÇÃO

Uma colecção de arte é um conjunto de peças de arte compiladas por uma pessoa (colecionador/a) ou instituição de acordo com uma coerência discursiva ou objectivos específicos.

C-PRINT
C-print ou impressão cromogénica, é uma impressão fotográfica feita a partir de um negativo a cores ou de um slide.

CURADOR / A
Pessoa cuja função e organizar exposições em diferentes espaços e instituições a partir da pesquisa de obras, a relação com os artistas e o conhecimento das coleções.

CONDITION REPORT

Relatório que verifica o estado de conservação da obra de arte. Este documento é essencial no empréstimo de uma peça, ou no seu transporte e circulação.

E

CURADOR / A
Pessoa cuja função e organizar exposições em diferentes espaços e instituições a partir da pesquisa de obras, a relação com os artistas e o conhecimento das coleções.

 

CONDITION REPORT
Relatório que verifica o estado de conservação da obra de arte. Este documento é essencial no empréstimo de uma peça, ou no seu transporte e circulação.

 

F

FOLHA DE SALA

Documento que acompanha uma exposição e inclui informação relevante (texto curatorial, fichas técnicas das obras expostas, datas da exposição, entre outros).

M

MERCADO DA ARTE
Conceito económico e artístico que se refere ao grupo de agentes e instituições envolvidos na exploração comercial da arte e que, como tal, estabelece os preços das obras de arte.

 

MUSEOGRAFIA
Conjunto de técnicas e práticas relacionadas com o funcionamento de um museu, a relação entre os objetos expostos e o espaço em que estão inseridos, pondo em prática a museologia.

 

MUSEOLOGIA
Ciência que estuda os museus, a sua organização e funcionamento.

N

NFT
Um NFT (Non fungible Token) é a assinatura digital do artista que torna a obra única. Vincula a sua obra a uma plataforma comercial segura e representa os seus direitos de autor, assim como o direito de propriedade do coleccionador.

P

PROVA DE ARTISTA (P. A.)
A prova de artista (P. A.) é uma cópia de uma tiragem feita no processo de impressão para ver o seu estado enquanto está a ser trabalhada pelo artista. As P. A. não são incluídas na contagem de uma edição limitada.

 

S

SEGURO DE OBRAS DE ARTE
Seguro especializado que garante diferentes coberturas (furto, danos acidentais…) aos detentores de obras de arte (coleções privadas, instituições e museus, galerias…).

 

SERVIÇO EDUCATIVO
Área ou departamento do museu que trabalha a relação com os diferentes públicos através de atividades de mediação.

T

TELA
A tela é um tecido forte, usado tradicionalmente pelos artistas como suporte (superfície sobre a qual se pinta).

 

TABELA
Informação escrita com os principais dados das obras expostas que se disponibiliza ao visitante numa exposição.

Fale connosco