LOGIN :
Transporte Arte

Transporte especializado de obras de Arte

Arte Obras de Arte

Por todo o mundo decorrem exposições de obras de arte a todo o momento, muitas delas com carácter temporário e por esse motivo as obras de arte têm que ser transportadas desde o local de origem até ao local de exposição e respetivo regresso.

O transporte pode até ser desde Portugal até à China. Existem obras de arte que conseguem ter grandes dimensões e estruturas complexas, feitas de materiais como vidro, aço, madeira.

Já pensou o quanto será difícil transportar uma obra de arte feita de materiais frágeis e com uma dimensão de 30 metros por exemplo?

A verdade é que o transporte de obras de arte é algo que deve ser feito por empresas de transporte especializadas que têm métodos próprios de embalamento, acondicionamento, carga e descarga.

Sem prescindir do relatório de cada peça sobre o estado em que se encontra no processo de montagem e desmontagem.

Quando as obras de arte são estruturas tão complexas que contemplam vários matérias e de natureza frágil e passam por diversos locais em exposição, é essencial que a peça chegue nas condições originais, qualquer dano causado implica uma desvalorização no valor da peça e até mesmo uma perda total se o artista assim o decidir.

O processo de montagem deste tipo de estruturas é algo complexo e sempre supervisionado. Além da montagem ter que ser feita seguindo as indicações do artista, a segurança e a proteção da obra de arte são fatores muto importantes a ter em conta.

Quem já teve oportunidade de presenciar este procedimento sabe o quão trabalhoso é. Ninguém quer ter nas mãos a responsabilidade de danificar uma obra de arte.

Quem organiza este tipo de exposições sabe da importância da contratação de um seguro de transporte e estadia. As empresas especializadas em transportes de obras de arte têm o “know how” necessário para assegurar que as peças chegam intactas.

Se mesmo assim algo acontecer existe sempre a salvaguarda da apólice contratada, deste modo as peças chegam sempre a um destino seguro!

Por Mafalda Costa, Gestora de Clientes Innova|GO

Fale connosco