Área de Cliente/Parceiros :
blog

Só não erra quem não trabalha…

mercado segurador Sinistros

O seguro de responsabilidade civil profissional é o seguro que protege o trabalhador perante reclamações de terceiros (clientes) em caso de erro no exercício de funções.

Surge no contexto da evolução das profissões regulamentadas e a crescente complexidade das atividades económicas, uma vez que antes os profissionais eram responsabilizados pessoalmente pelos danos causados aos seus clientes sendo que essa realidade em alguns casos os poderia levar à falência.

Estando tradicionalmente relacionado com o exercício de funções de profissões liberais está, no entanto, previsto para a generalidade de prestadores de serviços cuja atividade apresente um risco direto para a saúde, para a segurança de a quem o serviço é prestado ou para a sua segurança financeira. É destinado tanto a pessoas como a empresas, salvaguardando os profissionais em áreas expostas ao risco.

Há uns anos, conheci alguém e me ensinou que só não erra aquele que não trabalha.

A realidade é que por mais que estejamos atentos, e por mais experiência que tenhamos naquilo que fazemos, é possível e, acima de tudo, é humano errar. E é precisamente neste contexto que o seguro de responsabilidade profissional pode ser a chave ao promover a confiança entre os profissionais que o contratam e os seus clientes.

Este seguro é obrigatório para algumas profissões (de maior risco como médicos e advogados, engenheiros, contabilistas, entre outros), no entanto é cada vez mais procurado como forma de reduzir o risco financeiro e/ou reputacional que uma reclamação de um cliente (terceiro) pode causar a uma empresa ou a um profissional.

Em suma, é sem dúvida uma mais-valia uma vez que garante a tranquilidade de que em caso de erro ou negligencia no exercício de funções, as consequências financeiras e ou legais não sejam um obstáculo incontornável na história da empresa/profissão.

Por Filipa Xara-Brasil, Gestora de Sinistros

Fale connosco