LOGIN :
Blog_RC_PO

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional? Para quê?

Responsabilidade Seguros

Por norma exercemos a nossa atividade profissional com o intuito de realizar o nosso trabalho com qualidade, profissionalismo e para que seja reconhecido pela sua excelência. Contudo não estamos livres de cometer um erro ou falha, sem intenção, e que acabe por provocar danos a terceiros, pois todos estamos sujeitos a riscos e acidentes independentemente da nossa profissão.

Sendo atualmente o mundo laboral cada vez mais competitivo e litigante, e, se pensarmos que uma simples tomada de decisão ou que a perda de um documento pode ser um risco, o seguro de RC profissional torna-se imprescindível para a proteção do um negócio ou atividade. Assim, é fundamental transferir parte do risco associado a esta responsabilidade para um segurador diminuindo o impacto das indemnizações por danos causados a terceiros. Desta forma, o foco da empresa ou trabalhador será exclusivo na sua atividade, não estando constantemente renitente com possíveis eventos que possam ocorrer.

O seguro de RC Profissional é assim uma proteção para profissionais (como por exemplo consultores de IT, prestadores de serviço, entre outros) e empresas, que garante que os eventuais danos causados a terceiros, quando ocorridos no exercício da atividade profissional, sejam devidamente ressarcidos, ajudando a reforçar a solidez das empresas, contribuindo para a sua diferenciação e maior competitividade.

As principais reclamações neste tipo de seguros são: erros e/ou omissões profissionais, custo de reconstituição ou substituição, reclamações por infração de direitos de terceiros, reclamações por quebra de confiança e custos por difamação.  E temos como possível sinistro, por exemplo:

Uma pequena empresa de informática desenvolveu, com grande sucesso, um software de gestão de riscos de negócio. O sucesso da aplicação despertou o interesse de uma empresa rival, que fez uma oferta para adquirir os direitos da aplicação. Como a empresa não queria prescindir do seu principal fator diferenciador, declinou a oferta. Para os forçar a mudar de ideias, a concorrente apresentou uma reclamação por alegada violação de direitos de propriedade intelectual e de copyright. A empresa de informática contestou e ganhou a ação, tendo o custo total com a defesa jurídica chegado aos 35.000€, montante esse coberto na totalidade pelo seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

Assim, como especialistas no desenvolvimento de seguros especializados para profissionais, é importante para nós (Innovarisk) disponibilizarmos seguros de Responsabilidade Civil Profissional específicos para diversas áreas de negócio, protegendo desde a mais pequena empresa às grandes multinacionais, do trabalhador independente aos grandes conglomerados presentes em múltiplas localizações e com centenas de empregados.  

Compreendemos ainda a necessidade e importância de prestar um bom serviço e de manter as coisas simples, flexíveis e rápidas. Disponibilizamos coberturas claras e adequadas, permitindo às empresas e profissionais concentrarem-se no seu negócio e sentirem-se seguros de que estão protegidos na eventualidade de receberem uma reclamação.

Por Paulo Oliveira, Gestor de Rede de Mediadores

Fale connosco