LOGIN :
Blog O Papel do Seguro no Contexto Europeu de Reindustrialização

O Papel do Seguro no Contexto Europeu de Reindustrialização

Indústria innovarisk mercado Responsabilidade

Na Europa e em Portugal, estamos hoje perante um quadro de reindustrialização, de transição do modelo industrial tradicional para o conceito de Indústria 4.0, impulsionado pelas novas exigências da economia do conhecimento.

Enquanto às grandes empresas se exige uma aposta forte na digitalização de processos, na eficiência, inovação e marketing, para as PME’s será necessária a sua integração nas cadeias de valor multinacionais, com base na especialização e flexibilidade que podem oferecer aos consumidores.

Num mercado à escala global, mais competitivo e com consumidores mais exigentes e mais dispersos, o posicionamento das indústrias é necessariamente mais especializado e mais próximo da prestação de serviços, para que seja possível integrar os dados dos  consumidores no ciclo de vida dos produtos e personalizar a oferta face a um mercado em evolução constante

Mesmo em setores tradicionais como a confeção, calçado, cerâmica, metalomecânica e mobiliário, reconhece-se que a internacionalização é uma das principais vias de crescimento das indústrias em Portugal. São necessárias novas apostas e novas trajetórias de desenvolvimento, tanto em produtos mais personalizados e mais próximos dos consumidores, como em novos consumidores presentes noutros mercados.

Naturalmente, o atual contexto de reposicionamento é uma fonte de complexidade para as empresas, um grande desafio de adaptação que gera riscos acrescidos para as indústrias. Ainda que nem todos estes riscos possam ser colmatados por um seguro de responsabilidade civil, existem soluções de seguro para indústrias que permitem garantir a sua sustentabilidade e salvaguardar o seu património no que respeita à e responsabilização e resolução de defeitos de produto.

Para indústrias que aceitem o desafio de transição, é essencial que o seu seguro de responsabilidade civil industrial seja capaz de responder às novas exigências e necessidades, com alcance e flexibilidade suficientes para acompanhar toda a atividade, independentemente das alterações de produto ou de mercado.

Uma solução especializada de seguro feito à medida para a cadeia de valor industrial e para os novos processos de fabrico poderá representar um suporte fundamental face aos novos riscos, ao providenciar uma solução rápida e eficaz no dia em que esta seja mais necessária.

 

Por Eduardo Félix, Subscritor de Responsabilidade Civil e Ambiental

Fale connosco