Área de Cliente/Parceiros :
Blog_d&o

“O que é isso do Seguro de D&O?”

D&O mercado mercado segurador

O seguro de D&O, também conhecido como o seguro de Responsabilidade Civil para Diretores e Administradores começou a ser mais divulgado e comercializado de há alguns anos a esta parte.

Podemos dizer que nos anos 90 em Portugal praticamente só se faziam apólices de D&O para grandes empresas.

Mas o que cobre exatamente esta solução?

Começamos por quem está coberto pela apólice:

 – Qualquer pessoa singular que tenha sido, seja, ou venha a ser durante o período do seguro, membro dos seus órgãos de direção, administração ou gerência ou exerça funções equivalentes às de um membro destes órgãos, incluindo qualquer membro do órgão de fiscalização.

 – O sócio que detenha o controlo da Sociedade ou a maioria das ações e que, por si só ou juntamente com outros, tenha o direito de designar ou eleger o(s) gerente(s), os administradores ou os membros do órgão de fiscalização.

 – Qualquer empregado da empresa que tome decisões de Gestão.

Todas estas pessoas mencionadas acima podem tomar uma decisão de gestão; e essa decisão pode trazer consequências para a empresa, não só financeiras como a nível de imagem e de estrutura.

Nada melhor do que trazer um exemplo prático: imaginemos que o responsável de Marketing decide contratar os serviços de uma empresa externa que possa gerir as suas redes sociais. Uma decisão que acaba por ter consequências desastrosas para a empresa, porque os serviços prestados foram péssimos ao nível da gestão das redes sociais, desencadeando um número muito elevado de reclamações. A imagem da empresa ficou comprometida.

Esta situação aconteceu por uma decisão do Responsável de Marketing, e não de um diretor ou administrador.

É por isso que é importante que toda a empresa fique salvaguardada.

E é o que a nossa apólice garante. Como especialistas no mercado, o nosso produto dispõe de coberturas únicas.

Apresentamos uma solução que inclui 3 módulos de cobertura. Não só respondemos a reclamações dirigidas aos administradores, mas também à própria empresa.

Esta solução adapta-se a qualquer empresa, mesmo sendo uma micro ou uma empresa familiar.

Devido à crescente litigância em Portugal, cada vez se registam mais reclamações contra os gestores ou equiparados. Mas a garantia mais utilizada acaba por ser a que paga custos de defesa.

O seu cliente até pode trabalhar de uma forma muito diligente, mas está sempre sujeito a receber uma reclamação mesmo que não tenha fundamento. Por exemplo um despedimento, acusações de bullying, ou até reclamações de fornecedores. Mesmo que não tenham fundamento, podem sempre chegar a contencioso, e existirão custos para preparar uma boa defesa. Com a nossa apólice de D&O, estas situações estariam salvaguardadas.

Não podemos olhar para este seguro como um custo, mas sim como um investimento. O nosso módulo de gestão, para além de proteger o património pessoal dos administradores, protege igualmente o da empresa, garantindo a sua continuidade no caso de uma reclamação.

Em Portugal muitas das empresas são familiares, e por isso julga-se não haver reclamações. No entanto, isto não corresponde à realidade. As empresas familiares estão, muitas vezes, mais expostas a este tipo de reclamações já que são mais vulneráveis a conflitos familiares. Por exemplo, quando morre o principal acionista, ou alguém que detenha uma percentagem grande da empresa, as disputas familiares tendem a ser maiores. Assim como os processos.

O seguro de Responsabilidade Civil para Atos de Gestão (ou D&O) é, assim, um investimento muito importante para as empresas e, com uma apólice completacomo a nossa, estas podem concentrar-se no que é mais importante, fazer crescer o seu negócio e investir nas áreas de desenvolvimento.

Por Mafalda Costa, Team Leader Gestão de Rede

Fale connosco