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"Data is the new Oil"

“Data is the new Oil”

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Em 2006, Clive Humby disse a famosa frase “Data is the new oil” e, passados 17 anos, acho que todos podemos concordar com esta afirmação.

Não há dia que passe em que não se fale do poder dos dados, do risco da perda de dados, do custo que os dados pessoais têm para as empresas, etc.

E a pergunta que interessa fazer é: “estarão os meus dados pessoais realmente protegidos?”

Em primeira instância, é preciso clarificar o que são dados pessoais. São, nada mais, que toda e qualquer informação que nos permita identificar, direta ou indiretamente, um indivíduo (NIF, carta de condução, e-mail, número de telefone, etc.). Se pensarmos neste tema, percebemos que estes dados estão disponíveis em milhares de plataformas, lojas, ou naquela newsletter que subscrevemos e nem nos lembramos. E somos nós que, na maioria das vezes e voluntariamente, partilhamos estas informações. Estamos seguros de que a partilha de dados apenas chegará ao interlocutor pretendido, ou que ficará retida na base de dados daquela loja com promoções incríveis, e nada mais.

Sabemos hoje que não é bem assim.

De facto, a venda de bases de dados é um negócio, e um negócio altamente lucrativo.

Porquê? Porque estes dados permitem obter insights valiosos que podem alavancar a retenção de clientes, vendas adicionais, novos modelos de receita, publicidade, etc. É por isso que estas empresas tiram partido de dados que fornecemos de livre e espontânea vontade. Dados que são frequentemente usados para nos manipular.

Claro que existe, e está já bem enraizado, o RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), que obriga a algum decoro nesta matéria. Este regulamento permite que possamos limitar o uso e acesso das nossas informações pessoais e penaliza o uso abusivo desses mesmos dados. O problema surge quando – fora do nosso controlo e do controlo das empresas a quem fornecemos estas informações – os dados se perdem ou são roubados.

É nessas situações que saber que existe um seguro de riscos cibernéticos nos deixa um pouco mais descansados. Sabemos que cada vez mais os ataques cibernéticos são uma realidade. Com um grau de sofisticação impressionante, os hackers estão preparados para enfrentar qualquer firewall ou antivírus especializado. Sabendo que as empresas a quem fornecemos os nossos dados estão protegidas deste tipo de ataques, ficamos seguros de que os nossos dados pessoais estão salvaguardados.

Em caso de alguma violação, também temos a certeza de que existem mecanismos para os recuperar e resgatar, minimizando assim os possíveis danos causados pelo acesso indevido a essa informação.

Seguindo a velha máxima do “mais vale prevenir que remediar” é de extrema importância que sensibilizemos as empresas que tratam dados para este tipo de riscos bem como para a existência de soluções que os minimizam. Desde logo, o seguro de riscos cibernéticos, que nos permite ajudar estas entidades a recuperar ou restaurar os dados que eventualmente se possam perder durante um ataque.

Por Mariana Gomes, Subscritora de Subscritora de Linhas Financeiras & Specialties

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