Área de Cliente/Parceiros :
Barbara_santos

Conheça a Bárbara Santos – Team Leader Gestão de Rede

Equipa mercado segurador

Quando é que integraste a equipa da Innovarisk?

Integrei a equipa da Innovarisk no dia 22 de abril de 2025 e tem sido um percurso enriquecedor e gratificante, através do qual tenho aprendido imenso com os colegas das diferentes áreas.

E como é que ficaste a saber da existência da Innovarisk?

Já conhecia a Innovarisk, uma vez que anteriormente exercia funções no setor segurador. No entanto, quando surgiu a oportunidade de me juntar à equipa, explorei um pouco mais sobre a empresa e rapidamente percebi que havia algo de especial, um equilíbrio entre ambição, competência e um ambiente corporativo muito focado nas pessoas. Entendi por isso, que era o tipo de desafio onde fazia sentido investir a minha energia e experiência.

O que mais te chamou a atenção para optares pela Innovarisk?

Tudo começou na primeira entrevista. Foi algo completamente diferente, que me proporcionou uma sensação de tranquilidade, num ambiente descontraído, com muita transparência na comunicação. Consegui perceber que a cultura da empresa permitir-me-ia ser autêntica, sem aquela formalidade excessiva, que no meu entendimento apenas gera ineficiências pelo distanciamento colocado na gestão diária. Para além disso, a função também representava um desafio alinhado com a minha experiência e com o pretendido para o meu desenvolvimento profissiona

Define a Innovarisk numa palavra.

Empowerment.

O que mais gostas no teu trabalho?

O meu trabalho é um equilíbrio entre o desafio e o propósito, principalmente na componente da gestão de equipa, que é o que realmente mais gosto no meu trabalho. O desafio de adaptar o perfil de cada elemento da equipa, motivando-os com o intuito de definir um objetivo comum, para ser vivido num ambiente onde todos possam dar o seu melhor.

O propósito é o produto resultante do desafio: o crescimento pessoal e profissional de cada um, a colaboração e a partilha, por forma a atingirmos os resultados pretendidos com sucesso (individual, da equipa e para a empresa).

Desde que estás na Innovarisk, que diferenças podes apontar na tua vida profissional?

As maiores diferenças são na colaboração e na autonomia. Na Innovarisk vivemos num ambiente onde a confiança nas pessoas é sentida desde o primeiro dia. Há uma clara valorização da experiência e das competências de cada um, baseada na confiança, o que permite que as pessoas sejam autónomas.

Para mim, a autonomia é especialmente relevante, dado que é importante poder mostrar qual a minha visão sobre os diversos assuntos, propor soluções e tomar decisões por forma a evoluir e poder fazer com que os outros evoluam. Na Innovarisk estas particularidades são possíveis e sustentadas com uma estrutura/cultura que tem um alinhamento coletivo.

Como gostarias de ver a empresa daqui a 10 anos?

Daqui a 10 anos gostaria de estar na primeira fila a assistir a todas as conquistas e crescimento que a Innovarisk teve ao longo dessa década, e poder dizer orgulhosamente, que conseguimos consolidar a nossa posição no mercado português, que integrámos e consolidámo-nos em mercados internacionais e que fizemos tudo isto sem perder o nosso ADN: continuámos a ser inovadores, dinâmicos e com grande foco no talento interno.

O que mais te fascina no mundo dos seguros?

A sua elevada complexidade intelectual e emocional, e a permanente capacidade de adaptação que exige. É um setor em que é necessária uma grande capacidade analítica para gerar uma simbiose entre o cálculo do risco, a rentabilidade e a criação de produtos competitivos no mercado. Por cada apólice emitida estão as decisões de subscrição, gestão de sinistro e o acompanhamento do cliente (seja ele particular ou empresa) em que lidamos com pessoas, expectativas e com os momentos mais difíceis em que necessitam do nosso suporte. É isto que realmente me fascina, o equilíbrio entre a razão-emoção.

Que diferenças existem para ti entre o mercado segurador e os restantes mercados?

O mercado segurador diferencia-se dos outros mercados pela relevância que tem na vida das pessoas e das organizações, uma vez que dispõe de produtos que garantem a estabilidade em situações de desequilíbrio financeiro, quando o inesperado acontece. Esse papel estabilizador completamente transformador para o segurado é o que me faz crer que o mercado segurador é completamente diferenciador face aos outros mercados.

Que diferenças existem na Innovarisk em relação às tuas experiências profissionais anteriores?

A grande diferença na Innovarisk está na valorização do talento interno. De uma forma genuína, as competências de cada um são reconhecidas, mas mais importante, são criadas condições para que as pessoas desenvolvam as mesmas e que possam desenvolver um plano de carreira estruturado. Essas condições passam pela abertura que existe para o desenvolvimento de ideias, pela responsabilidade dada na gestão de projetos, ações de formação, entre outros.

Para além disso, outra grande diferença é o espírito que se vive na empresa. Há um grande espírito de entreajuda, de passagem de conhecimento e o acolhimento de um novo colega é extremamente bem gerido por todos.

Que conselho darias a um futuro profissional que pensa iniciar a sua carreira no setor segurador?

O meu conselho é que venham com vontade de aprender e com um espírito curioso, porque no meu entendimento, são as duas necessidades primárias para quem ingressa no mundo dos seguros. Por isso, quem quiser aprender, questionar a forma como as coisas são feitas e quiser inovar, será certamente bem-sucedido nesta área.

Como ocupas o teu tempo livre?

No meu tempo livre tento manter um equilíbrio entre o movimento, a natureza e a descoberta de sítios novos. Isto tudo é possível com duas atividades que me acompanham desde muito jovem, a Ginástica Rítmica e os Escoteiros. Para além destas duas atividades adoro viajar, o que me ajuda a sair da rotina e conhecer novas realidades.

Fale connosco