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Quem está no convento é que sabe o que vai lá dentro, e quem está fora também devia saber

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O desafio do Marketing no employer branding do mercado segurador.

Atualmente fala-se de employer branding, ou “marca do empregador”, quando se trata de reter talentos e de criar mais e melhores condições.

Quando integrei o mercado de trabalho, no final dos anos 90, a designação employer branding tinha nascido formalmente há pouco tempo (o termo surgiu em 1996 num artigo académico intitulado “The Employer Brand” de Simon Barrow e Tim Ambler). Para conseguir um emprego corríamos os anúncios em cadernos temáticos, se a empresa era desconhecida, procurávamos alguém que a conhecesse. O “passa-palavra” era essencial e a presença das marcas fora da sua esfera de negócio era quase nula (exceto no caso das multinacionais de grande consumo ou automóvel). Integrar uma empresa era um tiro no escuro, todo o processo de admissão e saída era gerido no estrito âmbito dos recursos humanos [horário, lugar, salário, benefícios e seguros (quando havia), entre outros].

O mundo mudou muito em 30 anos. No fundo, o que antigamente era dado como garantido, atualmente é um processo complexo, exige dedicação e uma forte cooperação entre todas as áreas “chave” da empresa, onde o marketing e a comunicação desempenham um importante papel. Mas também não é física nuclear.

A minha experiência profissional diz-me, após a passagem por PME’s e multinacionais ao longo de mais de 20 anos, que existem pontos cruciais sobre os quais, como estrutura, devemos atuar, para continuarmos a ser relevantes como empregadores.

Antes de avançar, para estarmos todos em sintonia, employer branding refere-se ao processo e às estratégias que uma empresa usa para se afirmar como excelente local para trabalhar aos olhos de potenciais e atuais colaboradores. Este conceito envolve a promoção da imagem e reputação da empresa como empregadora. O objetivo é atrair, comprometer e reter talentos, mostrando a cultura, os valores e as vantagens.

No setor segurador, em que a Innovarisk se insere, a confiança e a credibilidade são essenciais e o employer branding assume um papel essencial, ajudando as empresas a destacarem-se num mercado competitivo onde existe mais oferta que procura. Não basta apenas atrair clientes; reter e atrair os melhores recursos é igualmente essencial. Perante estes argumentos, segundo a minha visão, o marketing é essencial para o employer branding, tornando-o um vetor de atração para talentos excecionais!

E é este o trabalho que temos vindo a desenvolver na Innovarisk.

Como:

1. Cultura que conecta: através de estratégias de marketing pode partilhar-se a missão, visão, valores e cultura que define uma empresa. No mercado segurador, onde confiança e integridade são pilares, afirmar uma cultura autêntica não só atrai, como fideliza os melhores profissionais.

2. Destacar-se na multidão: num setor muito competitivo o marketing é a chave para diferenciar a empresa enquanto local de trabalho e excelência, mostrando os benefícios únicos, as oportunidades de crescimento e o ambiente diferenciador e integrante.

3. A era digital no recrutamento: as estratégias de marketing digital são poderosas ferramentas que destacam o que é excecional numa empresa. Utilizar as redes sociais e websites para celebrar sucessos (os nossos colaboradores são os nossos melhores embaixadores) e partilhar eventos, auxilia a construção de uma imagem destacada como empregador, atraindo profissionais que através desta “leitura” ou visão ambicionam fazer parte da sua história.

4. Campanhas que captam corações e mentes: o marketing pode desenvolver campanhas de recrutamento que alcançam como também ressoam, junto do seu público-alvo. No mercado de seguros, essas campanhas enfatizam a estabilidade e o impacto significativo do setor, atraindo aqueles que querem fazer a diferença.

5. O poder do feedback: utilizar o marketing para recolher e analisar impressões sobre a empresa, assegurando uma evolução constante do employer branding. Compreender como a marca é percecionada permite afinar estratégias que alinhem todos os stakeholders, indo ao encontro dos desejos dos colaboradores e candidatos.

6. Compromisso social, impacto real: a responsabilidade social é um forte atrativo. As campanhas de marketing que destacam as iniciativas sociais da empresa melhoram a imagem do empregador, mobilizam e envolvem os colaboradores, fortalecendo a cultura corporativa.

Em suma, o marketing não é apenas um motor de vendas no mercado segurador; é um catalisador crucial para construir e sustentar a imagem de uma empresa, essencial para atrair e manter talentos de topo. Alimenta vontades, projeta futuro e estimula o desejo de eventuais colaboradores de excelência “fazerem parte de uma equipa vencedora”.

Nesse sentido, uma marca empregadora e um employer branding forte melhoram a eficiência e satisfação interna, a atratividade externa, fortalecem a confiança do cliente, a reputação do mercado e, em última análise, a sustentabilidade a longo prazo.

Como diria o anúncio, “Se eu gostar de mim, quem não gostará”.

Por Kathrin Schneider, Diretora de Marketing e Comunicação

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