LOGIN :
Qual a diferença entre seguros de responsabilidade civil exploração e profissional?

Qual a diferença entre seguros de responsabilidade civil exploração e profissional?

Responsabilidade Sinistros

Uma das dúvidas mais frequentes na atividade seguradora prende-se com a diferença entre os seguros de responsabilidade civil exploração e profissional.

Embora se tratem de produtos destinados a cobrir uma parte dos riscos associados à responsabilidade civil das atividades profissionais, estes seguros têm propósitos e características diferentes e, nesse sentido, acabam por ser complementares.

Nem sempre é fácil distingui-los e saber qual importa adquirir para determinado fim, o que faz com que em muitas situações os segurados não adquiram o produto que necessitam.

INFOGRAFIA RC

Embora nem todas as situações de responsabilidade estejam abrangidas por estes dois produtos (são exemplos a responsabilidade civil automóvel, a responsabilidade civil de diretores e administradores ou a responsabilidade ambiental), para uma grande parte das atividades, é muito importante que as empresas e profissionais equacionem a compra de ambas as apólices.

Para além de alargar o espetro de situações que podem ficar garantidas pela seguradora, a sua compra conjunta reduz o risco da chamada “zona cinzenta”, isto é, a ocorrência de sinistros onde o enquadramento em uma das apólices possa não ser totalmente objetivo e ficar o caso, dessa forma, sujeito a maior discussão.

Por Ricardo Azevedo, Diretor Técnico

Fale connosco