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O papel do Gestor de Produto no futuro

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Os gestores de produtos surgiram numa altura em que era necessário colmatar uma lacuna que existiu durante vários anos, o gap entre o negócio e a tecnologia. Até há bem pouco tempo, sempre que uma empresa necessitasse de implementar algum tipo de tecnologia para desenvolver um projeto comercial ou de marketing, era sempre necessária a intervenção das áreas de IT, sem que estas tivessem conhecimento sobre os processos associados à construção de um produto (digital ou não). É aqui que surge o novo papel dos Gestores de Produto.

É inegável que, no futuro, o papel do gestor de produto será cada vez mais importante, não só porque é um dos principais responsáveis pelo sucesso global dos produtos da empresa, mas também porque deverá ter uma compreensão mais profunda de novas ferramentas tecnológicas, com vista a saber quais os produtos que valem a pena desenvolver e quais os impactos diretos no negócio.

De entre as principais alterações pelas quais esta função irá passar, enumero algumas das responsabilidades e áreas de atuação que os gestores de produto sofrerão num futuro breve:

  • Estratégias de produto orientada para dados:  Com o avanço das novas tecnologias de análise e desenvolvimentos da inteligência artificial, o gestor de produto do futuro terá acesso a uma quantidade cada vez maior de dados. Estes, podem ser utilizados para orientação estratégica do produto, permitindo identificar novas oportunidades de mercado, compreender o comportamento dos atuais e potenciais clientes e tomar decisões mais precisas em relação ao futuro do negócio.
  • Pensamento sistémico e ecossistémico: Futuramente, um gestor de produto pode vir a necessitar de adotar uma abordagem mais ampla e sistémica ao desenvolver novos produtos. Tudo isto envolve compreender o contexto em que o produto está inserido, identificar interações e relações com outros produtos e serviços, assim como, colaborar com profissionais de outras áreas de forma a criar soluções integradas e ecossistemas de produtos.
  • Personalização e experiência do utilizador: Com o avanço da tecnologia e a crescente procura por experiências personalizadas, os gestores de produto podem vir a necessitar de compreender as necessidades individuais dos utilizadores/clientes e desenvolver soluções altamente personalizadas. Isto pode envolver a aplicação de tecnologias de machine learning e técnicas de análise preditiva que forneçam recomendações e experiências à medida.
  • Colaboração e agilidade na liderança: A colaboração e o trabalho em equipa são das soft skills cada vez mais valorizadas nas empresas. Os gestores de produto podem atuar como facilitadores e líderes de equipas multidisciplinares, trabalhando de forma ágil e colaborativa, de forma a entregar valor ao cliente final de forma rápida, simples e eficiente. Será também necessário que dominem ferramentas de gestão de projetos e promovam uma cultura de colaboração e experimentação. 
  • Consciência ética e responsabilidade social: Com o crescente impacto dos produtos e tecnologias na sociedade, os gestores de produto do futuro podem desempenhar um papel fundamental na garantia da ética e da responsabilidade social no desenvolvimento de produtos. Podem tornar-se os responsáveis pela identificação e mitigação de possíveis consequências negativas, como a privacidade dos dados, impactos ambientais entre outros, além de serem promotores da inclusão e diversidade dos seus produtos.

É importante ressaltar que estas são apenas algumas possíveis evoluções do papel do gestor de produto no futuro, e podem surgir outras mudanças à medida que a tecnologia e a procura do mercado avance. O mais importante é que os gestores de produto estejam dispostos a adaptarem-se, aprenderem continuamente e a abraçar novas abordagens para responder às necessidades em constante evolução dos clientes e do mercado.

Por Sara Bando, Desenvolvimento de Produtos e Controle

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