Longe vão os tempos em que as redes sociais eram um local onde as empresas não tinham de estar, obrigatoriamente, presentes. Os seguros não são exceção.
Apesar de algumas seguradoras e corretores terem já uma forte estratégia e presença no Social Media, ainda existe alguma subvalorização do potencial destas “tecnologias sociais”. Como podem estas ajudar os pequenos e grandes negócios a estarem mais perto daquilo que os novos – e cada vez mais digitais – clientes procuram?
Com o avassalador crescimento das redes sociais, e do tempo que passamos a navegar nos feeds de algumas delas – Facebook, Instagram, Tik Tok… – torna-se essencial a presença social de seguradoras, corretores e, até mesmo, de pequenos mediadores. Como refere o ditado popular: “Quem não é visto não é lembrado”.
A atividade seguradora é, de facto, especial no que diz respeito ao contacto personalizado, e o aconselhamento por um profissional qualificado é muito importante na hora de contratar um seguro.
Na hora de procurar e contratar um mediador ou corretor, o cliente atual faz antes toda uma pesquisa digital e torna-se cada vez mais informado, daí a importância de estar no mundo social. Estar onde os nossos clientes estão é também criar junto deles uma imagem positiva e de confiança, favorecendo-nos enquanto escolha na hora de contratar um seguro.
Além disso, a chamada geração Z – que cresce num mundo totalmente digital e onde a informação está disponível online – são os segurados de amanhã (e alguns já de hoje). Atendendo à evolução natural do sector, é muito importante definir estratégias digitais e conteúdos de Social Media que vão ao encontro deste novo público, criando empatia, passando informação (literacia financeira) e construindo conteúdos dinâmicos e atuais que possam, de facto, diferenciar a nossa imagem.
Desafios do mercado de nicho
Se tudo o que referi acima é válido – desde o pequeno mediador de bairro à seguradora multinacional -, a verdade é que ter uma presença no mundo digital e social tem ainda mais desafios quando falamos num mercado de seguros especializados e de nicho.
Neste caso, a nossa estratégia social foca-se em: criar uma relação de proximidade com os nossos parceiros e clientes; desmistificar a linguagem dos seguros através de conteúdos atuais, dinâmicos e didáticos; e, mais importante, humanizar a nossa presença.
No final das contas, uma rede social – tal como os seguros – é feita de pessoas e para pessoas, onde o lado humano, a proximidade e a forma simples de comunicar é o principal elo de ligação com a marca.
O social e o digital são o futuro que na verdade são já um presente.
Os clientes são cada vez mais digitais e ter uma boa presença nesses meios é, e vai continuar a ser, essencial para muitos sectores. No entanto relembro que é importante ter uma estratégia que reflita os valores da empresa e que crie conteúdos relevantes, não só para os atuais mas também para os potenciais clientes.
Por João Coutinha, Marketing Digital