Área de Cliente/Parceiros :
Conheça o David Oliveira - Business Analyst

Conheça o David Oliveira – Business Analyst

Equipa mercado segurador

Quando é que integraste a equipa da Innovarisk?

Iniciei funções no dia 21 de Março de 2022.

E como é que ficaste a saber da existência da Innovarisk?

Não conhecia a Innovarisk. Fiquei a conhecer melhor depois de surgir a oportunidade de carreira. Vim a saber através de “amigos de amigos” que a Innovarisk tinha uma boa reputação.

O que mais te chamou a atenção para optares pela Innovarisk?

Senti logo ao início que a empresa “pensava” de forma diferente. O contacto com o Gonçalo Baptista e com a Filipa Ferreira fez me sentir que era a oportunidade certa para o meu perfil e ambição.

Define a Innovarisk numa palavra.

Flexibilidade.

O que mais gostas no teu trabalho?

Não consigo apontar algo único, o que mais gosto no meu trabalho é todo um conjunto de aspectos.

Posso começar por referir que o ambiente na empresa é de facto diferente, é excelente! Na Innovarisk nenhuma “porta está fechada”, o contacto entre hierarquias é feito sem barreiras. Agrada-me a facilidade com que podemos propor ideias e executar projectos. Existe uma cultura de “ownership”, onde cada um sente o impacto do seu contributo.

Aqui estão conscientes que o negócio depende, principalmente, das pessoas que fazem parte da empresa, e por isso elas são valorizadas.

Desde que estás na Innovarisk, que diferenças podes apontar na tua vida profissional?

Tem sido desafiante no bom sentido. A agilidade com que as “coisas acontecem” levam a uma dinâmica bastante positiva.

É um mundo segurador novo para mim que estava muito habituado aos seguros “tradicionais”. Encontrei produtos distintos daqueles que conhecia. A aprendizagem tem sido diferente e positivamente significativa. Sinto que vim acelerar, em parte, projectos e implementar melhorias que irão ter certamente um impacto no desenvolvimento da Innovarisk e isso é gratificante.

Como gostarias de ver a empresa daqui a 10 anos?

A continuar a crescer, a explorar novos produtos e mercados, mas mantendo o “espírito familiar” que nos torna únicos.

O que mais te fascina no mundo dos seguros?

Já lá vão quase 14 anos de seguros e ainda continuo a aprender. O mundo dos seguros é muito mais do que cobrar prémios e pagar sinistros. É principalmente a garantia, a promessa de que existe uma entidade disposta a minimizar, e em alguns casos até resolver, as consequências resultantes de um evento negativo.

Os seguros funcionam, de certa forma, como uma espécie de tranquilizante antes e depois de um sinistro.

Um outro aspecto que me fascina é a ideia de que tudo, ou quase tudo, é segurável, basta que exista uma entidade disposta a aceitar o risco.

Que diferenças existem para ti entre o mercado segurador e os restantes mercados?

Existem várias diferenças, desde logo o seguro não é palpável, isto é, não se transforma num bem ou num serviço que se usufrua no imediato, e que se espera nunca ter de vir a utilizar. No entanto, a principal diferença para mim, é aquela que surge no “momento da verdade”, ou seja, no momento em a apólice tem de ser accionada.

É nesta fase que uma empresa que opere na área dos seguros, quer seja na figura da seguradora ou na figura de mediador, deve diferenciar-se pelo serviço e cumprir com “a promessa” acordada no momento da celebração do contrato de seguro.

Que diferenças existem na Innovarisk em relação às tuas experiências profissionais anteriores?

Já foram algumas experiências, mas diria que as principais diferenças são a flexibilidade, a agilidade e a ausência de barreiras hierárquicas.

A flexibilidade porque sinto que “eu sou responsável por aquilo que faço” e existe abertura para nos deixarem ser desta forma, existe um registo de confiança, de acompanhamento orientativo, de motivação, sem necessidade de microgestão.

A agilidade porque existe espaço para propor e implementar ideias, procedimentos e medidas de uma forma rápida. A colaboração entre áreas é constante, os temas são discutidos rapidamente e procuram-se soluções, não apenas no sentido de se ultrapassarem dificuldades, mas também para melhorar o serviço ao cliente, quer seja ele interno ou externo.

Todas as empresas têm uma hierarquia, a Innovarisk não é diferente nesse aspecto, mas a forma como se interage é diferente. Não existem barreiras, não existe aquela ideia de que o director desta ou daquela área é inacessível, aqui todos se sentem como numa família.

Que conselho darias a um futuro profissional que pensa iniciar a sua carreira no setor segurador?

O sector segurador tem muitas áreas por onde escolher, é por isso possível trabalhar no serviço directo ao cliente, ou num departamento tão técnico como o de atuariado. Assim, independentemente da aptidão da pessoa, não será difícil encontrar uma área que se goste mais dentro do sector dos seguros, mas uma coisa é certa é preciso estar preparado para desafios.

Como ocupas o teu tempo livre?

Não sei se tenho tanto tempo que possa dizer que tenho tempo livre, mas sempre que possível gosto de viajar.

Fale connosco