Warranties & Indemnities

As apólices do tipo Warranties & Indemnities destinam-se a segurar os riscos inerentes a transações complexas de compra e venda (por exemplo, aquisições de empresas), num contexto em que as partes envolvidas tentam normalmente proteger os seus interesses através de instrumentos contratuais como declarações, garantias ou esquemas indemnizatórios.

 

Este seguro oferece cobertura para perdas associadas a eventuais violações contratuais, sendo possível segurar, quer a parte compradora, quer a parte vendedora.

 

Quando o segurado é o vendedor, a apólice garante as quantias que o segurado pode ser legal ou contratualmente obrigado a pagar, na sequência de uma reclamação apresentada pelo comprador ou qualquer terceiro que tenham o direito de reclamar ao abrigo do acordo de compra e venda, com base, por exemplo, na estipulação de uma determinada garantia.

 

Quando o segurado é o comprador, a apólice cobre todas as perdas sofridas pelo comprador que sejam decorrentes de incumprimentos de garantias contratuais previstas no Acordo de Compra e Venda.

 

Em qualquer um dos casos, o seguro Warranties & Indemnities revela-se uma ferramenta útil, eficiente e até vantajosa em termos de custos face a outras formas possíveis de mitigação do risco (como por exemplo as garantias bancárias), de evitar atrasos ou ruturas das negociações associadas à transação.

Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.